
Estudo aponta as principais mudanças na alimentação dos brasileiros durante a quarentena
Pesquisa aponta que posts sobre a má qualidade da alimentação cresceram 10 pontos percentuais com o início da quarentena
De acordo com com um estudo realizado pela agência CDN e a startup Orbit Data Science, conversas nas redes sociais mostram que o brasileiro está queixando-se de escolhas alimentares ruins durante o período de isolamento social.
O levantamento, que foi feito a partir da identificação 164.147 comentários no Twitter, Facebook e Instagram que mencionaram o termo “minha alimentação” entre o primeiro dia de janeiro até o dia 31 de maio de 2020, aponta que posts sobre a má qualidade da alimentação cresceram 10 pontos percentuais com o início da quarentena nas principais cidades do país. Nas publicações, os brasileiros reclamam que as comidas têm causado prejuízos para a qualidade do sono e a saúde da pele, por exemplo.
As principais descobertas do estudo são: cresce o consumo de chocolates, bolos e doces feitos em casa. Doces como barras de chocolate, brigadeiro e bolos é o tipo de comida que os internautas brasileiros mais afirmam estar consumindo. A categoria ultrapassou a de produtos como bolachas e salgadinhos, que até então era a mais citadas nas mídias. Em paralelo, a vontade de mudança para uma melhor alimentação, mais presente no início do ano, apresentou significante queda. Por conta da pandemia, o público se mostrou mais conformado com seus maus hábitos alimentares.
Além disso, se antes a prática de exercícios estava diretamente ligada a motivos estéticos, agora, a pesquisa mostra que as pessoas estão praticando atividade física para ter benefícios relacionados a saúde mental. Nas conversas que relacionaram exercícios físicos e boa alimentação, a menção à prática de exercícios para “ter um corpo bonito” caiu 12 pontos percentuais durante o isolamento, enquanto a associação entre os exercícios e a saúde mental cresceu 8 pontos percentuais.
Confira dicas práticas para manter uma alimentação saudável e equilibrada no home office:
– Abasteça a casa com alimentos saudáveis e evite ter “bobeiras” no armário
Se você tem à disposição verduras, legumes e frutas, por exemplo, fica mais fácil de se alimentar bem.
– Determine horários e uma rotina para as refeições
É muito importante procurar fazer as refeições sempre nos mesmos horários. Assim, seu organismo estará sempre regulado e não terá aquela vontade de “enganar o estômago” com algum lanche rápido. Além disso, sempre que possível, evite comer em frente ao computador ou televisão.
– Não se esqueça de beber bastante água!
Manter o corpo hidratado também faz parte de uma alimentação saudável e cuidados com a saúde. Mantenha sempre uma garrafa com água por perto e evite consumir refrigerantes e sucos industrializados.
Gostou das nossas dicas e acha que elas podem ajudar conhecidos que também estão trabalhando em casa? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com eles!
Leia também 3 aplicativos gratuitos para cuidar da saúde física e mental